Vista aérea - Luiz Alves/SC

Malhas agradáveis, fiéis à cor, caimento e textura que a sua coleção exige, combinando com a qualidade que seu consumidor deseja.

Essa é a Rovitex Malhas, empresa com 15 anos de tradição, onde iniciou em Maio de 2007 a venda ao mercado naciona, porém, produz a própria malha desde 1991, o que confirma grande conhecimento e estrutura para atuar neste segmento.

A Rovitex Malhas faz parte do Grupo Rovitex, totalizando 5 empresas de diferentes ramos que enriquecem o mercado industrial de Santa Catarina. Localizada em Luiz Alves/SC, a matriz da Rovitex conta com um parque fabril com cerca de 55 mil m2 de área construída e cerca de 1.700 colaboradores.

Por ser verticalizada, abrange todos os processos da área têxtil e possui um moderno parque industrial, trazendo ao mercado produtos de qualidade, proporcionando confiança para clientes e parceiros. Desde o início demonstra total comprometimento com a qualidade, com uma visão de gestão de pessoas moderna e práticas ambientalmente corretas.

valores

Respeito

Agimos com transparência e seriedade, assumindo as responsabilidades e consequências de nossas decições;

Comprometimento

Valorizamos atitudes ue geram um ambiente colaborativo e assegurem o crescimento e solidez da empresa;

Sustentabilidade

Atuamos de maneira sustentável, buscando ações inovadoras e utilizando de forma consciente os recursos naturais e econômicos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Agilidade

Nos movimentamos de forma [agil, buscando eficiëncia, transformando ideias em ações;

missão

Vestir a família, proporcionando acesso a moda.

visão

Estar presente até 2022 em 20.000 pontos de venda.

sustentabilidade

Sistema de recuperação de água e energia,

Sistema de recuperação de água e energia, com a mais moderna tecnologia do mercado. Sem riscos, reaproveita a água utilizada em resfriamentos do tingimento, bem como a energia dos eflluentes quentes antes do seu envio à estação de tratamento. O sistema é totalmente automatizado e permite redução de custos e preservação do meio ambiente.

Tratamento de Efluentes

Todo efluente gerado da planta fabril é tratado na estação de tratamento com o sistema biológico. Aproximadamente 80 m3/h de efluentes gerados na tinturaria são tratados com uma eficácia superior a 93% de redução na carga orgânica. O lodo gerado passa por um moderno sistema de secagem, que reduz o teor de umidade a cerca de 95%. Uma grande economia e redução no volume encaminhado ao aterro sanitário. O combustível deste secador é o briquete de algodão, resíduo reciclado do processo industrial que produz fios de algodão.

Para evitar a contaminação de mananciais com rejeitos químicos, o investimento na Estação de Tratamento de Efluentes é constante. Amostras do efluente tratado são enviadas periodiacamente a laboratórios credenciados pela Fundação do Meio Ambiente - FATMA. órgão ambiental responsável pela preservação de recursos naturais de Santa Catarina. Tal preocupação se justifica: o tratamento de efluentes reduz em a´te 95% poluentes de água residual.

O sistema de recuperação de água quente (água que sai aquecida no processo de resfriamento em trocadores de calor) e aproveitamento de calor reduz a necessidade de captação de água a ser tratada e o uso de produtos químicos para o tratamento.

Qualidade no fio utilizado

Para garantir a qualidade da malha produzida, é fundamental utilizar matéria-prima proveniente de fornecedores qualificados. Todos os lotes de fios são submetidos à testes e análises antes de irem para os teares. O material testado é avaliado de acordo com o padrão USTER, referência internacional em controles de qualidade de fiação.

Qualidade da malha produzida

Na malharia, são seguidos rigorosos parâmetros de regulagem dos tares para que a reprodutibilidade da malha seja garantida. Ao seguir para o setor de beneficiamento, a malha é tratada e tingida e, em seguida, é retirada uma amostra para a avaliação da tonalidade. Na fase de acabamento, a mesma é acompanhada por especialistas no processo, que verificam o aspecto visual do produto.

Nesta etapa um inspetor Revisa:

  • Largura
  • Gramatura
  • Tonalidade

Além desses controles, são analisados:

  • Piling
  • Torção

A malha só é liberada para a venda após todos os teste de qualidade e aprovação visual.

processos

Os artigos da Rovitex Malhas são produzidos através de rigorosos processos, sempre com a qualidade como matéria-prima essencial. Conheça abaixo todos os nossos processos:

MALHARIA

Onde é feito o tecimento da malha, desenvolvida por uma equipe técnica , buscando a otimização de equipamentos e artigos para aumentar ainda mais a variedade de produtos. Preparada para trabalhar com diversos tipos e composição de fios, trabalha com controle de LFA (comprimento de ponto), que garante a gramatura final e a estabitrdade dimensional da malha.

REVISÃO DE MALHA

Nesta etapa a malha produzida na malharia passa por um processo de revisão, onde a mesma é inspecionada em uma máquina revisora de malha, seguindo parâmetros de qualidade pré-estabelecidos.

PREPARAÇÃO DA MALHA CRUA

Etapa de preparação da malha que faz a junção das peças através de costura e procede sua identificação segundo o fluxo produtivo. Visa otimizar a carga das máquinas de tingimento, nesta operação, também são agrupadas peças similares (afinidade de tingimento) que fazem parte do grupo (ou lote), na mesma carga, unindo-as através da costura.

HIDRORELAXADORA

Equipamento para o beneficiamento de tecidos com elastano. Ameniza quebraduras, riscos e vincos não acentuados.

TINGIMENTO

Processo de coloração da malha com a aplicação de corante na fibra com posterior fixação. Tinge substratos de variadas composições. No tingimento a empresa conta com um gerenciador de processo em tempo integral e instantâneo em todas etapas, garantido sua execução rigorosa. Permite também a rastreabilidade das variáveis do processo. Garantia de segurança e correção de eventuais desvios.

ABRIDOR

Esta máquina é utilizada para abrir artigos tubulares que serão acabados em aberto.

HIDROEXTRATOR

É o processo que determina a largura e estabilidade dimensional da malha e também é feito a aplicação de amaciante por impregnação.

SECADOR DE MALHA TUBULAR/ABERTA

Tubular - Processo de secagem com tumblagem que proporciona a estabilidade dimensional do produto. Aberta - Processo de amaciamento por impregnação e estabilização da largura por Rameta na entrada do secador. A secagem é feita no sistema tumblagem continua, proporcionando uma maior estabilidade dimensional nos produtos acabados.

RAMA

Equipamento que proporciona aos artigos características como: Secagem/termo fixação, estabilidade dimensional e uniformidade na largura e gramatura (g/m2).

PELUCIADEIRA

Utilizado no processo de desfiamento das fibras, proporcionando um toque macio e aveludado.

NAVALHADEIRA

É um processo de corte da laçada do fio, dando a malha um toque macio, aveludado e brilho.

TUMBLER

É um processo de uniformização das fibras de malhas navalhadas e pré-encolhe as malhas com alto potencial de encolhimento.

CALANDA COMPACTADEIRA ABERTA

Processo mecânico que combina atrito com temperatura e pressão. Confere características como alisamento, brilho intenso, padronização da largura e estabilidade dimensional.

CALANDRA COMPACTADEIRA TUBULAR

Processo mecânico que combina atrito com temperatura e pressão. Confere características como alisamento, brilho intenso e estabilidade dimensional.

ESTAMPARIA ROTATIVA

A nova estrutura permite reproduzir estampas de até 7 cores, com perfeição de encaixe e produz, em média, 35 m/min.

VAPORIZADOR

Vaporização: em malhas estampadas com corantes reativos garante uma melhor uniformidade na umidade o que possibilita uma estampa mais bonita e garantia de solidez. Polimerização: em malhas estampadas com pigmento, proporciona fixação da estampa, garantindo assim a solidez, melhor toque e muito mais brilho na malha.

LABORATÓRIO

Desenvolvimento químico: onde são desenvolvidas as cores das coleções. Análises são realizadas para controle de qualidade dos produtos utilizados nos processos de tingimento e acabamento. Teste físico: análises relacionadas às características físicas dos substratos, como tonalidade, solidez, gramatura, encolhimento, torção, etc.

EMBALAGEM / IDENTIFICAÇÃO

EXPEDIÇÃO

Nosso setor de expedição conta com a mais alta tecnologia em sua logística. Para garantir confiabilidade nas informações, os produtos recebem códigos de barra, que são lidos por coletores portáteis, garantindo maior agilidade na separação dos pedidos. A Rovitex Malhas possui parcerias com transportadoras que estão comprometidas com o sucesso e a satisfação do cliente.